Se você quer saber quanto vale seu negócio esse artigo pode ajudá-lo.
Para determinação do valor de um negócio e/ou empresa, existem diversas metodologias que podem ser utilizadas.
No contexto de um M&A (mergers and acquisitions), termo em inglês para “fusões e aquisições, existem 2 metodologias que são muito utilizadas para definir quanto vale o seu negócio.
Abordaremos neste artigo as características básicas destas duas metodologias de avaliação.
O método de rentabilidade futura é baseado essencialmente em fluxos de caixa futuros descontados a valor presente.
Este método é reconhecido mundialmente, e recomendado para empresas ou negócios com histórico de resultados operacionais e com perspectivas de crescimento e lucratividade.
Os fluxos de caixa futuros são obtidos a partir da projeção de resultados operacionais, levando-se também em consideração os investimentos necessários em capital de giro e em ativo permanente.
O valor presente é calculado utilizando-se uma taxa de desconto que remunere adequadamente o capital de um investidor, tendo em conta os riscos do negócio.
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Na metodologia de múltiplos comparáveis, estima-se o valor do negócio e/ou empresa levando-se em consideração referências de valor, que estão disponíveis publicamente.
Um exemplo seria a avaliação de uma rede varejista de supermercados. Atualmente no Brasil existem algumas empresas que atuam no mesmo segmento e que têm suas ações negociadas na bolsa de valores.
Neste contexto, é possível estimar o valor de uma empresa que atue no mesmo segmento, utilizando-se as referências de valorização das empresas listadas no mercado acionário.
Outra forma de estimar o valor seria utilizando referências de transações divulgadas publicamente.
Imaginemos que uma empresa de embalagens tenha sido alienada por 100 milhões e o faturamento dos últimos 12 meses tenha sido 50 milhões. Neste caso teríamos um múltiplo de 2x faturamento. Esta informação poderia ser uma referência de valor para um negócio e/ou empresa do segmento de embalagens.
Quando assessoramos nossos clientes, a análise dos parâmetros de valor da negociação permite a nossos clientes conhecerem a faixa de valores que podem servir de referência durante a negociação.