Essa é uma pergunta muito frequente que recebemos. Muitas vezes nos reunimos com potenciais clientes que têm expectativas irreais sobre quanto tempo uma transação leva para ser concluída.
Em processos céleres, a fase de preparação pode levar entre 2 e 3 meses para ser concluída.
Definitivamente, o tempo de uma transação depende da velocidade de resposta das partes envolvidas, especialmente na fase de negociação.
A convicção de que a transação é o melhor caminho ajuda a tornar os processos mais rápidos, no entanto, em muitos casos este convencimento acontece ao longo do tempo.
Listamos abaixo o tempo consumido por algumas das transações que participamos como assessores:
8 meses
Neste trabalho tínhamos as partes envolvidas absolutamente convencidas de que o negócio deveria ser celebrado. A referência de valores envolvidos também era muito semelhante entre todos os envolvidos na negociação. Apesar disso, a formalização do negócio exigiu a interação entre advogados, auditores e avaliadores, que consumiram bastante tempo.
19 meses
Nesse negócio que foi concluído após 19 meses, tivemos alguns desafios em virtude da distância física de alguns decisores, que encontravam-se em outros países. Além da questão geográfica, tínhamos também que lidar com diferentes culturas e estilos de negociação. Outro aspecto que demandou muito tempo de discussão foi a construção do consenso em torno do acordo de não competição que vigoraria, após a celebração do negócio.
30 meses
Curiosamente, esta deveria ser uma transação rápida. No entanto, haviam aspectos tecnológicos que seriam transferidos dos vendedores para os compradores. Esse fato demandou tempo significativo, durante a fase de preparação, para que a confidencialidade dos detalhes tecnológicos fosse preservada.
Posteriormente, na fase de negociação tivemos que antecipar o processo de diligência contábil, fiscal e trabalhista para construir uma oferta vinculante, antes mesmo de que os compradores tivessem acesso ao inteiro teor dos aspectos tecnológicos da empresa.
Em outras palavras, precisávamos ter certeza absoluta que não haveria nenhuma objeção para a conclusão do negócio, antes de abrir as informações confidenciais da tecnologia. Naturalmente, esse contexto alongou o tempo da transação.
Outros fatores que podem influenciar no tempo de uma transação
- Discussões alongadas para determinar os valores envolvidos na negociação;
- Durante a fase de preparação podem surgir dúvidas sobre o tipo de investidor que será abordado prioritariamente.
- Nas empresas que têm muitos acionistas, cada um pode ter uma motivação diferente e este fato pode demandar mais tempo de amadurecimento, em relação à transação;
- Ciclos econômicos têm suas fases de bonança e depressão. Iniciar as conversas no momento certo podem maximizar as chances de um negócio ser concluído.
Como pudemos observar existem muitas variáveis que influenciam no tempo uma transação leva para ser concluída.
Nos últimos 15 anos ajudamos muitos empresários a concluírem transações que mudaram suas vidas.
Se tiver alguma dúvida, envie uma mensagem pra gente!
Gostou do conteúdo? Siga-nos também no LinkedIN.