Existem várias fatores de motivação que levam empresários a considerarem a venda total e/ou parcial de seus negócios. Listamos nesse artigo os motivos mais comuns que nos foram apresentados ao longo dos últimos anos. Naturalmente, cada motivo pode indicar uma estratégia diferente de condução das conversas com potenciais interessados.
(i) aposentadoria,
(ii) acirramento do ambiente competitivo,
(iii) diversificação e/ou redução da concentração de patrimônio,
(iv) inexistência de sucessores na família,
(v) aumento da complexidade de administração dos negócios em função do crescimento acelerado,
(vi) desentendimentos entre acionistas,
(vii) reestruturação da linha de atuação da empresa, com foco em uma determinada atividade em detrimento de outras que venham a ser objeto da venda,
(viii) necessidade de capitalização de outros investimentos,
(ix) insolvência financeira, entre outros motivos.
As motivações de nossos clientes, são a matéria prima do nosso trabalho.
Ter clareza dos objetivos pretendidos é essencial para que a transação seja concluída com sucesso. Neste contexto, destacamos a importância do planejamento minucioso das etapas do processo de venda, com ênfase em responder as seguintes perguntas:
- Qual o objeto da alienação? A empresa inteira? Uma linha específica de negócios? Uma subsidiária?
- Qual o perfil ideal dos interessados? Um concorrente? Uma investidor estrangeiro, que atue no mesmo mercado, mas que ainda não possui presença no Brasil? Um investidor financeiro que já possui participação em um negócio do mesmo ramo de atividade?
- Qual seria a motivação dos potenciais interessados? Eliminar um concorrente? Ampliar a participação de mercado? Diluir custos fixos com possíveis sinergias, a partir da combinação de dois ou mais negócios? Adquirir know-how ou tecnologia?
Nos últimos 15 anos ajudamos muitos empresários a concluírem transações que mudaram suas vidas.
Se tiver alguma dúvida, envie uma mensagem pra gente! Será um prazer!!!
Gostou do conteúdo? Siga-nos também no LinkedIN.