Quer ter investidores na sua empresa? Existem diferentes tipos de investidores que podem ter interesse em analisar uma transação envolvendo a sua empresa. Neste artigo abordaremos esse tema.

Tipos de investidores: estratégicos ou financeiros.

Dependendo dos motivos que levam os sócios a considerarem uma transação, o tipo de investidor a ser abordado pode ser diferente.

Existem basicamente 2 tipos de investidores:

O investidor estratégico é aquele que geralmente conhece ou vem estudando o mercado de atuação da sua empresa, porque já atua ou tem interesse de atuar no mesmo segmento. Entre os interesses mais comuns do investidor estratégico poderíamos destacar:

  1. Eliminação de um concorrente;
  2. A ampliação da participação de mercado;
  3. A possibilidade de aumento da margem a partir da redução de custos fixos com possíveis sinergias, a partir da combinação dos negócios;
  4. A aquisição de know-how ou tecnologia, entre outros interesses.

O investidor financeiro é aquele que geralmente conhece ou vem estudando o mercado de atuação da sua empresa, porque possivelmente já possui (ou pretende ter) investimentos no mesmo segmento.

O investidor financeiro enxerga, na maioria das vezes, a aquisição de uma empresa como uma oportunidade de acelerar a maturidade de seus conjunto de investimentos. Isso acontece porque praticamente todos os investidores financeiros enxergam as oportunidades dentro de um ciclo determinado de tempo. Uma vez que este ciclo estiver próximo do fim, este tipo de investidor busca um evento de liquidez, que pode ser um IPO (termo em inglês para Initial Public Offering, que é a Oferta Pública de Ações) ou até mesmo a venda para um investidor estratégico.

Entre os interesses mais comuns do investidor financeiro poderíamos destacar:

  1. Oportunidade deve possibilitar as 3 fases mais comuns do ciclo de investimento: a aquisição, a alavancagem operacional (crescimento) e a realização (saída do negócio);
  2. Na saída, o investidor financeiro pode exigir que os outros sócios vendam sua parte no capital (ou pelo menos o controle) para alavancar o valor de sua participação e seu retorno na operação;
  3. Participação nas decisões estratégicas.

Leia também, neste artigo, as estapas de um processo de alienação. Entender quando os investidores devem ser abordados é fundamental para maximizar as chances de um negócio ser efetivado.

Se tiver alguma dúvida, envie uma mensagem pra gente! Será um prazer a esclarecer sobre o tema investidores na sua empresa!

Gostou do conteúdo? Siga-nos também no LinkedIN.