5 passos para o sucesso da transação

Neste artigo, 5 passos para o sucesso da transação, listamos algumas medidas simples que podem contribuir decisivamente para o êxito do negócio.

Não existe fórmula mágica que leve ao entendimento das partes, no contexto de uma transação de fusão ou aquisição. No entanto, se os tópicos abaixo forem observados, as chances de o negócio ser concluído aumentam consideravelmente.

1. Assegure-se que uma relação de confiança existe entre as partes envolvidas.

Se a confiança não estiver presente, as chances de problemas multiplicam-se exponencialmente. Lembrando que neste tópico incluem-se também as relações entre assessores, auditores, advogados e executivos que tenham envolvimento com a transação.

2. Dê atenção à fase de preparação.

Muitas transações são abortadas em função da dificuldade dos potenciais interessados enxergarem o valor almejado pelos vendedores. Via de regra, isso acontece porque o conjunto de informações é incompleto, inconsistente ou não chama a atenção para os pontos de interesse dos compradores.

3. Comunique claramente os seus objetivos.

É bastante comum revermos nossos posicionamentos à medida que uma transação é discutida. No entanto, quando os interlocutores da outra parte são representantes de empresas maiores, a mudança repentina de discurso pode inviabilizar o avanço das conversas, justamente pela quebra da relação de confiança (item 1 acima).

4. Tenha gente experiente no seu entorno.

Uma transação, na maioria das vezes, muda a vida dos vendedores para sempre. Neste contexto é muito importante escolher corretamente as pessoas que estarão envolvidas neste processo. Experiência e confiança são os critérios básicos que devem nortear suas escolhas.

5. Vá para a fase de contratos o quanto antes!

Existe muita teoria em torno do melhor formato de transação. Mas a única e definitiva forma de compreender o inteiro teor daquilo que se propõe é chegando na fase de contratos. Somente nesta fase serão conhecidos todos os detalhes de uma transação. Portanto, se há um conselho valioso que deve somar-se aos anteriores é: vá para a fase de contratos o quanto antes!

Leia também as etapas de uma transação, neste artigo!

Gostou do conteúdo? Siga-nos também no LinkedIN.

Open chat